Quando ouvimos a palavra punk, a primeira coisa que vem na cabeça de muitos de nós é a imagem daquele jovem rebelde com penteado moicano, que escuta em seu iPod músicas de bandas como Ramones e Sex Pistols o dia inteiro e usa no dia a dia roupas pretas, coturnos de couro e acessórios pesados com espinhos e argolas.
A cultura punk vai muito além disso. Tribo surgida na década de 70 na Inglaterra e EUA, o punk tem como característica a manifestação cultural e ideológica, espirito revolucionário, moda e comportamento marcantes, as músicas de caráter antissocial com letras rebeldes e uma certa antipatia em relação a cultura vigente. Mas esses são apenas alguns dos aspectos desse estilo que até hoje está presente em nossa sociedade, e ultimamente tem sido destaque por sua nova vertente: o Punk Urbano.
O estilo punk continua a trazer questões como empoderamento, pensamento revolucionário e a ideia de “nadar contra a corrente”, mas atualmente, acabou tendo destaque por possuir um toque um pouco menos pesado e mais urbano, com o uso de algumas cores mais claras, mistura de tendências e combinações que formam um look poderoso.
Apesar do contraste e diferenças entre o punk clássico e o punk urbano, algumas peças estão presente em ambas as vertentes e a tendência é que elas continuem em alta por mais um bom tempo.
Quanto Mais Frases, Melhor!
“The Future is Female”, “Girls Invented Punk Rock”, “No Boyfriend, No Problem”, são só algumas das diversas frases estampadas em camisetas básicas e simples, que se tornaram uma tendência de Street Style, e tem como inspiração a moda punk dos anos 90. Muitas vezes com frases feministas e divertidas, essas camisetas dominaram o mundo da moda e são queridinhas de muitas fashionistas e celebridades. Combine a camiseta com um jeans destroyed para um look despojado.
Pra Que te Couro
Material chave de muitas peças como jaquetas, coturnos, bolsas e acessórios, o couro demonstra atitude, dá um ar rebelde revolucionário ao look e nunca sai de moda. Combina com literalmente tudo, do vestido à calça jeans skinny, e quanto mais detalhes de tachas, spikes e argolas, mais punk o look.
Muito mais do que simples acessórios
Se você pensa que só brincos e pulseiras possuem o formato de argolas, engano seu! A argola tem um papel importante no movimento punk, assim como correntes e alfinetes, e está presente em detalhes de jaquetas, calças, blusas e todo tipo de peça, ajudando na montagem de looks fortes e empoderados.
Xeque-Mate!
Pense em um look punk! Provavelmente a estampa xadrez faz parte do look montado na sua cabeça. E ele realmente é a estampa destaque do movimento. Agora reinventado, presente em todo tipo de peças, a estampa é versátil, tem personalidade e não necessariamente precisa ser combinado apenas com coturnos, jaquetas de couro e peças mais pesadas para dar um ar Punk Urbano ao look. A camisa xadrez é tendência da temporada, mas não é exclusividade. Saias, calças, leggings, camisetas: xadrez está com tudo.
Pisando com estilo
Já faz um tempo que o tênis deixou de ser usado apenas em atividades esportivas e apareceu com tudo em looks de Street Style e em coleções de estilistas do mundo todo. A peça é clássica, e complementa o look de maneira perfeita, alinhando conforto e estilo. O tênis converse, presente no closet de todas as fashionistas, pelo visto continuará a ser destaque. Cano curto, cano alto, você escolhe! Ah, e as meias aparentes estão super na moda também, então não tenha medo de criar um contraste de cores combinando o tênis com uma meia chamativa!
Jeans, jeans, jeans!
O destaque vai para as jaquetas oversized, muitas vezes estampadas com as amadas frases divertidas e patchworks que dão aquele charme a mais na peça. Não tenha medo de jogar a jaqueta por cima do seu look, já que ela praticamente vai com tudo e dá um ar rebelde e revolucionário ao estilo. Calças jeans destroyed também marcam presença no Urban Punk, e podem ser combinadas com coturnos para um ar Rock N’ Roll, ou com sapatos mais delicados como o mule, criando um look mais gracioso, porém poderoso.
Deixe um comentário