Nem só de tango vive Buenos Aires, de acordo com um estudo realizado pela World Cities Culture Forum, a cidade tem mais livrarias por habitante que qualquer outra no mundo. E é na capital argentina que podemos visitar uma das livrarias mais impressionantes que existe. Nomeado pelo The Guardian como a segunda livraria mais bonita do mundo em 2008, o El Ateneo Grand Splendid, que surpreende por sua arquitetura histórica.
Na verdade, a livraria era um teatro!
Por iniciativa do empresário de origem austríaca Mordechai David Glücksman (conhecido como “Max”), iniciou-se a construção do Grand Splendid, sobre as fundações do que foi um dia o Teatro Nacional Norte.
O teatro foi projetado pelos arquitetos Peró e Torres Armengol, erguido pelos arquitetos Pizoney e Falcope, afrescos do teto pintados por Nazareno Orlandi e colunas esculpidas por Troiano Troiani. Foi aberto pela primeira vez em 1919 com capacidade para 500 pessoas. Por lá desfilaram grandes personalidades do tango, como Carlos Gardel, Ignacio Corsini e Roberto Firpo. No final de 1920 foi convertido em uma sala de cinema e depois, em 2000, foi adaptado em uma livraria extraordinária, mantendo a estrutura do teatro, com a cúpula pintada, as varandas originais, ornamentação intacta e até cortinas de veludo.
É de tirar o fôlego!
Há várias poltronas confortáveis espalhadas para que você possa ler sem obrigação de compra. Onde era o palco funciona um restaurante que tem um piano para embalar sua leitura. A escadas rolantes te levam para o subterrâneo, onde fica a seção de música e livros infantis. O piso superior é dedicado a exposições.
A pintura do teto é uma representação da paz, como celebração para o fim da Primeira Guerra Mundial.
Endereço: Avenida Santa Fe 1860, Recoleta
Horário de atendimento: Segunda a Quinta 9:00 às 22:00 hs, Sexta e Sábado das 09:00 às 24:00 hs, Domingos 12:00-22:00 hs.
Deixe um comentário