O icônico modelo 2.55 pela própria Coco Chanel em fevereiro de 1955 (daí o seu nome) e nasceu precisamente da sua própria necessidade para ter uma mão livre, uma vez que no momento as mulheres usavam bolsas de mão. Então, Coco se inspirou nas bolsas usadas por militares que podiam ser penduradas sobre o ombro e criou sua própria versão de couro com uma corrente, e assim nasceu a primeira bolsa a tiracolo do mundo.
Quando lançada, em 1955, já se tornou a queridinha de muitas figuras importantes e famosas, como Jackie Keneddy, Brigitte Bardot e Jane Fonda.
O matelassê no exterior da bolsa é inspirado nos casacos dos jóqueis e nas almofadas nas almofadas de camurça marrom do apartamento de CHANEL, na Rue Cambon, em Paris.
O fecho inventado por Chanel, o retangular com o nome CHANEL gravado na parte inferior, é conhecido como mademoiselle lock, ou fecho mademoiselle. É um fecho inteligente, muito criativo para aquele momento.
Nos anos 80, Karl Lagerfeld, sucessor da Mademoiselle, criou o fecho dos dois “Cs” entrelaçados e uma corrente com uma tira de couro ao meio, e a bolsa também passou a ser fabricada em varias cores e materiais. Ela ficou conhecida como Classic Flap.
Será que Coco Chanel imaginava o impacto que sua bolsa causaria na história? Mesmo depois de tanto tempo, ainda é objeto de desejo de mulheres do mundo inteiro.
Deixe um comentário