que legal ver meu video aqui !
obrigado pelo elogio =]
Aline Horosteckisays
MATHEUS ORTEGA VOCÊ DISSE No blog NMM:
TEXTO QUE MAIS GOSTO:
1 JOÃO 4:16 – Deus é amor; e quem permanece em amor, permanece em Deus, e Deus nele. É isso ai galera, TAMO JUNTO! =)
Matheus Ortega, você tem certeza do que você está dizendo?
“POSTS DA CATEGORIA ESTUDOS BÍBLICOS”?
MATEUS ORTEGA, por gentileza, leia a bíblia com mais atenção:
I JOÃO 4
16 – E nós conhecemos e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é caridade e quem está em caridade está em Deus, e Deus, nele.
“Deus é amor.” VEJA EM [I SM 15:2-3] um exemplo do que este tipo de amor pode fazer.
I SAMUEL 15
2 – Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eu me recordei do que fez Amaleque a Israel; como se lhe opôs no caminho, quando subia do Egito.
Deus ordena que Saul mate todos os amalequitas: homens, mulheres, crianças, bois, ovelhas, camelos, e jumentos. Por quê? Porque Deus se lembra o que Amaleque fez centenas de anos atrás.
3 – Vai, pois, agora, e fere a Amaleque, e destrói totalmente tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas e desde os camelos até aos jumentos.
Aline Horosteckisays
GÊNESIS 29
18 – E Jacó amava a Raquel e disse: Sete anos te servirei por Raquel, tua filha menor.
Jacó se oferece para trabalhar durante sete anos para pagar por Raquel. Como ele é enganado e acaba fazendo sexo com a irmã dela, Léia, ele tem que trabalhar durante outros sete anos para pagar por ambas.
23 – E aconteceu, à tarde, que tomou Léia, sua filha, e trouxe-lha. E entrou (fez sexo) a ela.
Jacó “entrou” em Léia por engano.
24 – E Labão deu sua serva Zilpa por serva a Léia, sua filha.
Como parte da transação com Jacó, Zilpa e Bila (escravas de Labão) são entregues a Léia e Raquel.
25 – E aconteceu pela manhã ver que era Léia; pelo que disse a Labão: Por que me fizeste isso? Não te tenho servido por Raquel? Por que, pois, me enganaste?
Jacó “entrou” em Léia por engano.
29 – E Labão deu sua serva Bila por serva a Raquel, sua filha.
Como parte da transação com Jacó, Zilpa e Bila (escravas de Labão) são entregues a Léia e Raquel.
30 – E entrou também a Raquel e amou também a Raquel mais do que a Léia; e serviu com ele ainda outros sete anos.
Jacó é enganado por Labão, pai de Raquel e Léia. Jacó pede Rachel de forma que ele possa “entrar a ela”. Mas Labão lhe dá Léia, e Jacó “entrou a ela” (Léia) por engano. Jacó foi enganado até de manhã (aparentemente ele não percebeu quem era que estava com ele até então). Finalmente eles entram em acordo e Jacó consegue “entrar também a Rachel”.
31 – Vendo, pois, o SENHOR que Léia era aborrecida, abriu a sua madre; porém Raquel era estéril.
Considerando que Jacó odiou Léia, Deus decidiu “abrir o útero” dela e fazer de Raquel estéril.
32 – E concebeu Léia, e teve um filho, e chamou o seu nome Rúben, dizendo: Porque o SENHOR atendeu à minha aflição. Por isso, agora me amará o meu marido.
Léia concebe três filhos. E ela espera que Jacó a ame por ter lhe dado esses filhos.
Gênesis 30
1 – Vendo, pois, Raquel que não dava filhos a Jacó, teve Raquel inveja de sua irmã e disse a Jacó: Dá-me filhos, senão morro.
“Dá-me filhos, senão morro.” Raquel se considera inútil já que não conseguia dar filhos ao seu marido.
3 – E ela disse: Eis aqui minha serva Bila; entra a ela, para que tenha filhos sobre os meus joelhos, e eu assim receba filhos por ela.
Mas afortunadamente ela tem uma idéia. Ela diz a Jacó, “Eis aqui minha serva Bila; entra a ela.” Ela resolveu o problema do mesmo modo como fez Sara [16:2].
5 – E concebeu Bila e deu a Jacó um filho.
“Assim, lhe deu a Bila, sua serva, por mulher; e Jacó entrou a ela. E concebeu Bila e deu a Jacó um filho”. (Estes arranjos parecem que nunca produzem filhas)
9 – Vendo, pois, Léia que cessava de gerar, tomou também a Zilpa, sua serva, e deu-a a Jacó por mulher.
Léia dá a Jacó sua serva (Zilpa) “por mulher”. “E deu Zilpa, um filho a Jacó”.
16 – Vindo, pois, Jacó, à tarde, do campo, saiu-lhe Léia ao encontro e disse: A mim entrarás, porque certamente te aluguei com as mandrágoras do meu filho. E deitou-se com ela aquela noite.
Raquel comercializa favores do marido por alguns mandrágoras. Assim, quando Jacó retorna para casa, Léia lhe diz: “A mim entrarás, porque certamente te aluguei com as mandrágoras do meu filho. E deitou-se com ela aquela noite”. Presumivelmente Deus, nos contando esta história edificante, está nos ensinando algo sobre éticas sexuais.
20 – E disse Léia: Deus me deu a mim uma boa dádiva; desta vez morará o meu marido comigo, porque lhe tenho dado seis filhos. E chamou o seu nome Zebulom.
Léia pensa que seu marido a honrará agora que ela lhe deu seis filhos.
23 – E ela concebeu, e teve um filho, e disse: Tirou-me Deus a minha vergonha.
E finalmente, Deus se lembrou de Raquel… e abriu o seu útero. “E ela concebeu e teve um filho”. (Que surpresa!)
27 – Então, lhe disse Labão: Se, agora, tenho achado graça a teus olhos, fica comigo. Tenho experimentado que o SENHOR me abençoou por amor de ti.
Labão aprende “por experiência” que Deus o abençoou por causa de Jacó. “Por experiência” significa através de adivinhação, pelo menos é isso como a maioria das outras versões traduz este verso.
39 – E concebia o rebanho diante das varas, e as ovelhas davam crias listradas, salpicadas e malhadas.
Jacó exibe o seu conhecimento de biologia enquanto cabras copulam olhando para varas listradas. O resultado é bebês cabra listradas.
GÊNESIS 31
17 – Então, se levantou Jacó, pondo os seus filhos e as suas mulheres sobre os camelos,
Então Jacó “pondo os seus filhos e as suas mulheres sobre os camelos…” Jacó teve quatro esposas (ou duas esposas e duas concubinas – esta distinção não está clara na bíblia): Raquel, Léia, Bila e Zilpa. Não há nenhuma indicação que Deus censure essas uniões.
GÊNESIS 32
22 – E levantou-se aquela mesma noite, e tomou as suas duas mulheres, e as suas duas servas, e os seus onze filhos, e passou o vau de Jaboque.
Jacó tem duas esposas e duas concubinas, continuando assim a tradição bíblica de poligamia.
28 – Então, disse: Não se chamará mais o teu nome Jacó, mas Israel, pois, como príncipe, lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste.
Deus renomeia Jacó pela primeira vez. Deus diz que Jacó será chamado de Israel daquele momento em diante, mas a bíblia o continua chamando de Jacó. E o próprio Deus o chama de Jacó em [46:2].
30 – E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva.
Jacó luta com Deus e ganha. Deus muda o nome de Jacó para Israel para significar que ele lutou com Deus e “prevaleceu”.
GÊNESIS 34
1 – E saiu Diná, filha de Léia, que esta dera a Jacó, a ver as filhas da terra.
Diná, a filha de Jacó, é tomada por um homem que parece a amar afetuosamente. Os irmãos dela enganam todos os homens da cidade e os matam (depois de ter circuncidado a todos), e então levam as suas esposas e crianças como escravos.
14 – E disseram-lhes: Não podemos fazer isso, que déssemos a nossa irmã a um varão não-circuncidado; porque isso seria uma vergonha para nós.
Os filhos de Jacó não aceitam a idéia de sua irmã se casar com um não-circuncidado.
24 – E deram ouvidos a Hamor e a Siquém, seu filho, todos os que saíam da porta da cidade; e foi circuncidado todo macho, de todos os que saíam pela porta da sua cidade.
Os filhos de Jacó circuncidam “todos os que saíam da porta da cidade”. Então eles entram na cidade e matam todos os machos e levam cativas suas esposas.
31 – E eles disseram: Faria, pois, ele a nossa irmã, como a uma prostituta?
Os irmãos de Diná, para justificarem o massacre de uma cidade pelo estupro da irmã, dizem: “Faria, pois, ele a nossa irmã, como a uma prostituta?” Para o autor do Gênesis, estupro é claramente um crime contra a honra dos homens, não das mulheres.
GÊNESIS 35
5 – E partiram; e o terror de Deus foi sobre as cidades que estavam ao redor deles, e não seguiram após os filhos de Jacó.
“O terror de Deus foi sobre as cidades que estavam ao redor deles.” Eu não sei o que é o “terror de Deus”, mas aposto que não é uma coisa agradável.
10 – E disse-lhe Deus: O teu nome é Jacó; não se chamará mais o teu nome Jacó, mas Israel será o teu nome. E chamou o seu nome Israel.
Deus renomeia Jacó duas vezes [32:28] e [35:10]. Deus diz que Jacó será chamado de Israel daqui em diante, mas a bíblia continua chamando-o de Jacó [47:28-29]. E o próprio Deus o chama de Jacó em [46:2].
15 – E chamou Jacó o nome daquele lugar, onde Deus falara com ele, Betel.
Jacó nomeia Betel novamente. O nome não pegou na primeira vez [28:19].
17 – E aconteceu que, tendo ela trabalho em seu parto, lhe disse a parteira: Não temas, porque também este filho terás.
Raquel morre no parto; mas pelo menos ela teve outro filho. É esperado que uma mulher morra feliz na bíblia, contanto que ela tenha um filho.
22 – E aconteceu que, habitando Israel naquela terra, foi Rúben e deitou-se com Bila, concubina de seu pai; e Israel soube-o. E eram doze os filhos de Jacó:
Rúben se deita com a “concubina de seu pai.” Eu gostaria de saber por que Deus quer nos falar sobre isto.
27 – E Jacó veio a Isaque, seu pai, a Manre, a Quiriate-Arba (que é Hebrom), onde peregrinaram Abraão e Isaque.
28 – E foram os dias de Isaque cento e oitenta anos.
Isaque, 180 anos!
29 – E Isaque expirou, e morreu, e foi recolhido aos seus povos, velho e farto de dias; e Esaú e Jacó, seus filhos, o sepultaram.
GÊNESIS 36
1 – E estas são as gerações de Esaú (que é Edom).
O capítulo 36 apresenta mais uma enfadonha genealogia que devemos evitar conforme [I Tm 1:4] e [Tt 3:9] (“porque são coisas inúteis e vãs”).
2 – Esaú tomou suas mulheres das filhas de Canaã: Ada, filha de Elom, heteu; Oolibama, filha de Aná, filho de Zibeão, heveu;
Esaú (filho de Isaque) teve várias esposas (continuando a tradição de poligamia na bíblia).
6 – E Esaú tomou suas mulheres, e seus filhos, e suas filhas, e todas as almas de sua casa, e seu gado, e todos os seus animais, e toda a sua fazenda, que havia adquirido na terra de Canaã; e foi-se a outra terra de diante da face de Jacó, seu irmão.
Esaú (filho de Isaque) teve várias esposas (continuando a tradição de poligamia na bíblia).
12 – E Timna era concubina de Elifaz, filho de Esaú, e teve de Elifaz a Amaleque; estes são os filhos de Ada, mulher de Esaú.
Amaleque nasceu muitos anos depois de seus antepassados serem “atingidos duramente”. (veja em [14:7])
GÊNESIS 38
4 – E tornou a conceber, e teve um filho, e chamou o seu nome Onã.
“E viu Judá ali a filha de um varão cananeu… e tomou-a e entrou a ela. E ela concebeu e teve um filho; e chamou o seu nome Er. E tornou a conceber, (eu acho que Judá entrou a ela novamente) e teve um filho, e chamou o seu nome Onã”. (Parece que a probabilidade de se ter uma filha bíblica é consideravelmente rara).
7 – Er, porém, o primogênito de Judá, era mau aos olhos do SENHOR, pelo que o SENHOR o matou.
“Er, porém, o primogênito de Judá, era mau aos olhos do SENHOR, pelo que o SENHOR o matou.” O que ele fez para atrair a ira de Deus? A Bíblia não diz. Talvez ele tenha apanhado alguma lenha no sábado.
8 – Então, disse Judá a Onã: Entra à mulher do teu irmão, e casa-te com ela, e suscita semente a teu irmão.
Depois que Deus matou Er, Judá diz para Onã que “entre” à esposa do irmão. Mas Onã “soube que essa semente não havia de ser para ele; e aconteceu que, quando entrava à mulher de seu irmão, derramava-a na terra, para não dar semente a seu irmão. E o que fazia era mau aos olhos do SENHOR, pelo que também o matou.” Esta adorável história da bíblia, raramente é lida em Escolas Dominicais, mas é a base de muitas doutrinas cristãs, que condenam a masturbação e o controle de natalidade.
18 – Então, ele disse: Que penhor é que te darei? E ela disse: O teu selo, e o teu lenço, e o cajado que está em tua mão. O que ele lhe deu, e entrou a ela; e ela concebeu dele.
Tamar (a viúva de Er e Onã que foram mortos por Deus) se passa por prostituta e Judá (o sogro dela) lhe propõe, dizendo: “Vem, peço-te, deixa-me entrar a ti… E ele… entrou a ela, e ela concebeu dele”. Desta união incestuosa, nasceram gêmeos, [38:27-28] (claro que ambos eram meninos). Um deles era Perez – um antepassado de Jesus [Lc 3:33].
24 – E aconteceu que, quase três meses depois, deram aviso a Judá, dizendo: Tamar, tua nora, adulterou e eis que está pejada do adultério. Então, disse Judá: Tirai-a fora para que seja queimada.
Depois de Judá pagar Tamar pelos serviços dela, lhe é falado que a prostituta era sua nora. Quando Judá ouve isto, ele diz, “Tirai-a fora para que seja queimada.”
GÊNESIS 39
7 – E aconteceu, depois destas coisas, que a mulher de seu senhor pôs os olhos em José e disse: Deita-te comigo.
José é seduzido pela esposa de Potifar. Ele rejeita as investidas dela, mas ela afirma que ele “entrou até” ela.
GÊNESIS 40
19 – dentro ainda de três dias, Faraó levantará a tua cabeça sobre ti e te pendurará num madeiro, e as aves comerão a tua carne de sobre ti.
José interpreta o sonho do padeiro. Ele diz para o faraó cortar a cabeça do padeiro, e pendurar seu corpo em uma árvore para os pássaros comerem.
GÊNESIS 44
5 – Não é este o copo por que bebe meu senhor? E em que ele bem adivinha? Fizestes mal no que fizestes.
José e o seu copo mágico de adivinhação.
15 – E disse-lhes José: Que é isto que fizestes? Não sabeis vós que tal homem como eu bem adivinha?
José e o seu copo mágico de adivinhação.
GÊNESIS 46
2 – E falou Deus a Israel em visões, de noite, e disse: Jacó! Jacó! E ele disse: Eis-me aqui.
Deus chama Jacó de Jacó, embora ele tenha dito [32:28] e [35:10] que seu nome não seria mais Jacó, e sim Israel.
3 – E disse: Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer ao Egito, porque eu te farei ali uma grande nação.
Deus promete devolver Jacó ao Egito, mas Jacó já estava no Egito.
GÊNESIS 47
28 – E Jacó viveu na terra do Egito dezessete anos; de sorte que os dias de Jacó, os anos da sua vida, foram cento e quarenta e sete anos.
Jacó, 147 anos!
29 – Chegando-se, pois, o tempo da morte de Israel, chamou a José, seu filho, e disse-lhe: Se agora tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que ponhas a tua mão debaixo da minha coxa, e usa comigo de beneficência e verdade; rogo-te que me não enterres no Egito,
José jura pondo a mão dele debaixo da coxa de Jacó – um eufemismo usado para dizer que segurou os testículos dele.
GÊNESIS 49
4 – Inconstante como a água, não serás o mais excelente, porquanto subiste ao leito de teu pai. Então, o contaminaste; subiste à minha cama.
Jacó diz que Rúben “não serás o mais excelente, porquanto subiste ao leito de teu pai”, ou seja, fez sexo com a esposa do pai. (veja [Gn 35:22])
10 – O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos.
A tribo de Judá reinará “até que venha Siló”, mas o primeiro rei de Israel (Saul) era da tribo de Benjamim [At 13:21], e a maior parte do tempo depois desta profecia não houve nenhum rei.
GÊNESIS 50
24 – E disse José a seus irmãos: Eu morro, mas Deus certamente vos visitará e vos fará subir desta terra para a terra que jurou a Abraão, a Isaque e a Jacó.
Ao contrário do que diz a profecia em [48:21], José morreu no Egito, não em Israel.
Matheus says
que legal ver meu video aqui !
obrigado pelo elogio =]
Aline Horostecki says
MATHEUS ORTEGA VOCÊ DISSE No blog NMM:
TEXTO QUE MAIS GOSTO:
1 JOÃO 4:16 – Deus é amor; e quem permanece em amor, permanece em Deus, e Deus nele. É isso ai galera, TAMO JUNTO! =)
Matheus Ortega, você tem certeza do que você está dizendo?
“POSTS DA CATEGORIA ESTUDOS BÍBLICOS”?
MATEUS ORTEGA, por gentileza, leia a bíblia com mais atenção:
I JOÃO 4
16 – E nós conhecemos e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é caridade e quem está em caridade está em Deus, e Deus, nele.
“Deus é amor.” VEJA EM [I SM 15:2-3] um exemplo do que este tipo de amor pode fazer.
I SAMUEL 15
2 – Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eu me recordei do que fez Amaleque a Israel; como se lhe opôs no caminho, quando subia do Egito.
Deus ordena que Saul mate todos os amalequitas: homens, mulheres, crianças, bois, ovelhas, camelos, e jumentos. Por quê? Porque Deus se lembra o que Amaleque fez centenas de anos atrás.
3 – Vai, pois, agora, e fere a Amaleque, e destrói totalmente tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas e desde os camelos até aos jumentos.
Aline Horostecki says
GÊNESIS 29
18 – E Jacó amava a Raquel e disse: Sete anos te servirei por Raquel, tua filha menor.
Jacó se oferece para trabalhar durante sete anos para pagar por Raquel. Como ele é enganado e acaba fazendo sexo com a irmã dela, Léia, ele tem que trabalhar durante outros sete anos para pagar por ambas.
23 – E aconteceu, à tarde, que tomou Léia, sua filha, e trouxe-lha. E entrou (fez sexo) a ela.
Jacó “entrou” em Léia por engano.
24 – E Labão deu sua serva Zilpa por serva a Léia, sua filha.
Como parte da transação com Jacó, Zilpa e Bila (escravas de Labão) são entregues a Léia e Raquel.
25 – E aconteceu pela manhã ver que era Léia; pelo que disse a Labão: Por que me fizeste isso? Não te tenho servido por Raquel? Por que, pois, me enganaste?
Jacó “entrou” em Léia por engano.
29 – E Labão deu sua serva Bila por serva a Raquel, sua filha.
Como parte da transação com Jacó, Zilpa e Bila (escravas de Labão) são entregues a Léia e Raquel.
30 – E entrou também a Raquel e amou também a Raquel mais do que a Léia; e serviu com ele ainda outros sete anos.
Jacó é enganado por Labão, pai de Raquel e Léia. Jacó pede Rachel de forma que ele possa “entrar a ela”. Mas Labão lhe dá Léia, e Jacó “entrou a ela” (Léia) por engano. Jacó foi enganado até de manhã (aparentemente ele não percebeu quem era que estava com ele até então). Finalmente eles entram em acordo e Jacó consegue “entrar também a Rachel”.
31 – Vendo, pois, o SENHOR que Léia era aborrecida, abriu a sua madre; porém Raquel era estéril.
Considerando que Jacó odiou Léia, Deus decidiu “abrir o útero” dela e fazer de Raquel estéril.
32 – E concebeu Léia, e teve um filho, e chamou o seu nome Rúben, dizendo: Porque o SENHOR atendeu à minha aflição. Por isso, agora me amará o meu marido.
Léia concebe três filhos. E ela espera que Jacó a ame por ter lhe dado esses filhos.
Gênesis 30
1 – Vendo, pois, Raquel que não dava filhos a Jacó, teve Raquel inveja de sua irmã e disse a Jacó: Dá-me filhos, senão morro.
“Dá-me filhos, senão morro.” Raquel se considera inútil já que não conseguia dar filhos ao seu marido.
3 – E ela disse: Eis aqui minha serva Bila; entra a ela, para que tenha filhos sobre os meus joelhos, e eu assim receba filhos por ela.
Mas afortunadamente ela tem uma idéia. Ela diz a Jacó, “Eis aqui minha serva Bila; entra a ela.” Ela resolveu o problema do mesmo modo como fez Sara [16:2].
5 – E concebeu Bila e deu a Jacó um filho.
“Assim, lhe deu a Bila, sua serva, por mulher; e Jacó entrou a ela. E concebeu Bila e deu a Jacó um filho”. (Estes arranjos parecem que nunca produzem filhas)
9 – Vendo, pois, Léia que cessava de gerar, tomou também a Zilpa, sua serva, e deu-a a Jacó por mulher.
Léia dá a Jacó sua serva (Zilpa) “por mulher”. “E deu Zilpa, um filho a Jacó”.
16 – Vindo, pois, Jacó, à tarde, do campo, saiu-lhe Léia ao encontro e disse: A mim entrarás, porque certamente te aluguei com as mandrágoras do meu filho. E deitou-se com ela aquela noite.
Raquel comercializa favores do marido por alguns mandrágoras. Assim, quando Jacó retorna para casa, Léia lhe diz: “A mim entrarás, porque certamente te aluguei com as mandrágoras do meu filho. E deitou-se com ela aquela noite”. Presumivelmente Deus, nos contando esta história edificante, está nos ensinando algo sobre éticas sexuais.
20 – E disse Léia: Deus me deu a mim uma boa dádiva; desta vez morará o meu marido comigo, porque lhe tenho dado seis filhos. E chamou o seu nome Zebulom.
Léia pensa que seu marido a honrará agora que ela lhe deu seis filhos.
23 – E ela concebeu, e teve um filho, e disse: Tirou-me Deus a minha vergonha.
E finalmente, Deus se lembrou de Raquel… e abriu o seu útero. “E ela concebeu e teve um filho”. (Que surpresa!)
27 – Então, lhe disse Labão: Se, agora, tenho achado graça a teus olhos, fica comigo. Tenho experimentado que o SENHOR me abençoou por amor de ti.
Labão aprende “por experiência” que Deus o abençoou por causa de Jacó. “Por experiência” significa através de adivinhação, pelo menos é isso como a maioria das outras versões traduz este verso.
39 – E concebia o rebanho diante das varas, e as ovelhas davam crias listradas, salpicadas e malhadas.
Jacó exibe o seu conhecimento de biologia enquanto cabras copulam olhando para varas listradas. O resultado é bebês cabra listradas.
GÊNESIS 31
17 – Então, se levantou Jacó, pondo os seus filhos e as suas mulheres sobre os camelos,
Então Jacó “pondo os seus filhos e as suas mulheres sobre os camelos…” Jacó teve quatro esposas (ou duas esposas e duas concubinas – esta distinção não está clara na bíblia): Raquel, Léia, Bila e Zilpa. Não há nenhuma indicação que Deus censure essas uniões.
GÊNESIS 32
22 – E levantou-se aquela mesma noite, e tomou as suas duas mulheres, e as suas duas servas, e os seus onze filhos, e passou o vau de Jaboque.
Jacó tem duas esposas e duas concubinas, continuando assim a tradição bíblica de poligamia.
28 – Então, disse: Não se chamará mais o teu nome Jacó, mas Israel, pois, como príncipe, lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste.
Deus renomeia Jacó pela primeira vez. Deus diz que Jacó será chamado de Israel daquele momento em diante, mas a bíblia o continua chamando de Jacó. E o próprio Deus o chama de Jacó em [46:2].
30 – E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva.
Jacó luta com Deus e ganha. Deus muda o nome de Jacó para Israel para significar que ele lutou com Deus e “prevaleceu”.
GÊNESIS 34
1 – E saiu Diná, filha de Léia, que esta dera a Jacó, a ver as filhas da terra.
Diná, a filha de Jacó, é tomada por um homem que parece a amar afetuosamente. Os irmãos dela enganam todos os homens da cidade e os matam (depois de ter circuncidado a todos), e então levam as suas esposas e crianças como escravos.
14 – E disseram-lhes: Não podemos fazer isso, que déssemos a nossa irmã a um varão não-circuncidado; porque isso seria uma vergonha para nós.
Os filhos de Jacó não aceitam a idéia de sua irmã se casar com um não-circuncidado.
24 – E deram ouvidos a Hamor e a Siquém, seu filho, todos os que saíam da porta da cidade; e foi circuncidado todo macho, de todos os que saíam pela porta da sua cidade.
Os filhos de Jacó circuncidam “todos os que saíam da porta da cidade”. Então eles entram na cidade e matam todos os machos e levam cativas suas esposas.
31 – E eles disseram: Faria, pois, ele a nossa irmã, como a uma prostituta?
Os irmãos de Diná, para justificarem o massacre de uma cidade pelo estupro da irmã, dizem: “Faria, pois, ele a nossa irmã, como a uma prostituta?” Para o autor do Gênesis, estupro é claramente um crime contra a honra dos homens, não das mulheres.
GÊNESIS 35
5 – E partiram; e o terror de Deus foi sobre as cidades que estavam ao redor deles, e não seguiram após os filhos de Jacó.
“O terror de Deus foi sobre as cidades que estavam ao redor deles.” Eu não sei o que é o “terror de Deus”, mas aposto que não é uma coisa agradável.
10 – E disse-lhe Deus: O teu nome é Jacó; não se chamará mais o teu nome Jacó, mas Israel será o teu nome. E chamou o seu nome Israel.
Deus renomeia Jacó duas vezes [32:28] e [35:10]. Deus diz que Jacó será chamado de Israel daqui em diante, mas a bíblia continua chamando-o de Jacó [47:28-29]. E o próprio Deus o chama de Jacó em [46:2].
15 – E chamou Jacó o nome daquele lugar, onde Deus falara com ele, Betel.
Jacó nomeia Betel novamente. O nome não pegou na primeira vez [28:19].
17 – E aconteceu que, tendo ela trabalho em seu parto, lhe disse a parteira: Não temas, porque também este filho terás.
Raquel morre no parto; mas pelo menos ela teve outro filho. É esperado que uma mulher morra feliz na bíblia, contanto que ela tenha um filho.
22 – E aconteceu que, habitando Israel naquela terra, foi Rúben e deitou-se com Bila, concubina de seu pai; e Israel soube-o. E eram doze os filhos de Jacó:
Rúben se deita com a “concubina de seu pai.” Eu gostaria de saber por que Deus quer nos falar sobre isto.
27 – E Jacó veio a Isaque, seu pai, a Manre, a Quiriate-Arba (que é Hebrom), onde peregrinaram Abraão e Isaque.
28 – E foram os dias de Isaque cento e oitenta anos.
Isaque, 180 anos!
29 – E Isaque expirou, e morreu, e foi recolhido aos seus povos, velho e farto de dias; e Esaú e Jacó, seus filhos, o sepultaram.
GÊNESIS 36
1 – E estas são as gerações de Esaú (que é Edom).
O capítulo 36 apresenta mais uma enfadonha genealogia que devemos evitar conforme [I Tm 1:4] e [Tt 3:9] (“porque são coisas inúteis e vãs”).
2 – Esaú tomou suas mulheres das filhas de Canaã: Ada, filha de Elom, heteu; Oolibama, filha de Aná, filho de Zibeão, heveu;
Esaú (filho de Isaque) teve várias esposas (continuando a tradição de poligamia na bíblia).
6 – E Esaú tomou suas mulheres, e seus filhos, e suas filhas, e todas as almas de sua casa, e seu gado, e todos os seus animais, e toda a sua fazenda, que havia adquirido na terra de Canaã; e foi-se a outra terra de diante da face de Jacó, seu irmão.
Esaú (filho de Isaque) teve várias esposas (continuando a tradição de poligamia na bíblia).
12 – E Timna era concubina de Elifaz, filho de Esaú, e teve de Elifaz a Amaleque; estes são os filhos de Ada, mulher de Esaú.
Amaleque nasceu muitos anos depois de seus antepassados serem “atingidos duramente”. (veja em [14:7])
GÊNESIS 38
4 – E tornou a conceber, e teve um filho, e chamou o seu nome Onã.
“E viu Judá ali a filha de um varão cananeu… e tomou-a e entrou a ela. E ela concebeu e teve um filho; e chamou o seu nome Er. E tornou a conceber, (eu acho que Judá entrou a ela novamente) e teve um filho, e chamou o seu nome Onã”. (Parece que a probabilidade de se ter uma filha bíblica é consideravelmente rara).
7 – Er, porém, o primogênito de Judá, era mau aos olhos do SENHOR, pelo que o SENHOR o matou.
“Er, porém, o primogênito de Judá, era mau aos olhos do SENHOR, pelo que o SENHOR o matou.” O que ele fez para atrair a ira de Deus? A Bíblia não diz. Talvez ele tenha apanhado alguma lenha no sábado.
8 – Então, disse Judá a Onã: Entra à mulher do teu irmão, e casa-te com ela, e suscita semente a teu irmão.
Depois que Deus matou Er, Judá diz para Onã que “entre” à esposa do irmão. Mas Onã “soube que essa semente não havia de ser para ele; e aconteceu que, quando entrava à mulher de seu irmão, derramava-a na terra, para não dar semente a seu irmão. E o que fazia era mau aos olhos do SENHOR, pelo que também o matou.” Esta adorável história da bíblia, raramente é lida em Escolas Dominicais, mas é a base de muitas doutrinas cristãs, que condenam a masturbação e o controle de natalidade.
18 – Então, ele disse: Que penhor é que te darei? E ela disse: O teu selo, e o teu lenço, e o cajado que está em tua mão. O que ele lhe deu, e entrou a ela; e ela concebeu dele.
Tamar (a viúva de Er e Onã que foram mortos por Deus) se passa por prostituta e Judá (o sogro dela) lhe propõe, dizendo: “Vem, peço-te, deixa-me entrar a ti… E ele… entrou a ela, e ela concebeu dele”. Desta união incestuosa, nasceram gêmeos, [38:27-28] (claro que ambos eram meninos). Um deles era Perez – um antepassado de Jesus [Lc 3:33].
24 – E aconteceu que, quase três meses depois, deram aviso a Judá, dizendo: Tamar, tua nora, adulterou e eis que está pejada do adultério. Então, disse Judá: Tirai-a fora para que seja queimada.
Depois de Judá pagar Tamar pelos serviços dela, lhe é falado que a prostituta era sua nora. Quando Judá ouve isto, ele diz, “Tirai-a fora para que seja queimada.”
GÊNESIS 39
7 – E aconteceu, depois destas coisas, que a mulher de seu senhor pôs os olhos em José e disse: Deita-te comigo.
José é seduzido pela esposa de Potifar. Ele rejeita as investidas dela, mas ela afirma que ele “entrou até” ela.
GÊNESIS 40
19 – dentro ainda de três dias, Faraó levantará a tua cabeça sobre ti e te pendurará num madeiro, e as aves comerão a tua carne de sobre ti.
José interpreta o sonho do padeiro. Ele diz para o faraó cortar a cabeça do padeiro, e pendurar seu corpo em uma árvore para os pássaros comerem.
GÊNESIS 44
5 – Não é este o copo por que bebe meu senhor? E em que ele bem adivinha? Fizestes mal no que fizestes.
José e o seu copo mágico de adivinhação.
15 – E disse-lhes José: Que é isto que fizestes? Não sabeis vós que tal homem como eu bem adivinha?
José e o seu copo mágico de adivinhação.
GÊNESIS 46
2 – E falou Deus a Israel em visões, de noite, e disse: Jacó! Jacó! E ele disse: Eis-me aqui.
Deus chama Jacó de Jacó, embora ele tenha dito [32:28] e [35:10] que seu nome não seria mais Jacó, e sim Israel.
3 – E disse: Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer ao Egito, porque eu te farei ali uma grande nação.
Deus promete devolver Jacó ao Egito, mas Jacó já estava no Egito.
GÊNESIS 47
28 – E Jacó viveu na terra do Egito dezessete anos; de sorte que os dias de Jacó, os anos da sua vida, foram cento e quarenta e sete anos.
Jacó, 147 anos!
29 – Chegando-se, pois, o tempo da morte de Israel, chamou a José, seu filho, e disse-lhe: Se agora tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que ponhas a tua mão debaixo da minha coxa, e usa comigo de beneficência e verdade; rogo-te que me não enterres no Egito,
José jura pondo a mão dele debaixo da coxa de Jacó – um eufemismo usado para dizer que segurou os testículos dele.
GÊNESIS 49
4 – Inconstante como a água, não serás o mais excelente, porquanto subiste ao leito de teu pai. Então, o contaminaste; subiste à minha cama.
Jacó diz que Rúben “não serás o mais excelente, porquanto subiste ao leito de teu pai”, ou seja, fez sexo com a esposa do pai. (veja [Gn 35:22])
10 – O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos.
A tribo de Judá reinará “até que venha Siló”, mas o primeiro rei de Israel (Saul) era da tribo de Benjamim [At 13:21], e a maior parte do tempo depois desta profecia não houve nenhum rei.
GÊNESIS 50
24 – E disse José a seus irmãos: Eu morro, mas Deus certamente vos visitará e vos fará subir desta terra para a terra que jurou a Abraão, a Isaque e a Jacó.
Ao contrário do que diz a profecia em [48:21], José morreu no Egito, não em Israel.